Clínica Médica: Como É Atuar Nessa Especialidade

· 3 min read
Clínica Médica: Como É Atuar Nessa Especialidade

No Brasil, para ter o título de especialista em Clínica Médica, o profissional deve fazer dois anos de Residência em Clínica Médica, após a conclusão do curso de Medicina.  Ponto de Saúde  especialidade médica que abrange o diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças e afecções pertencentes à pele, pêlos, mucosas, cabelos e unhas. CLÍNICA GERAL A clínica médica ou medicina interna é uma especialidade que abrange o tratamento de pacientes adultos, não cirúrgicas, atuando principalmente em ambiente hospitalar. Esta especialidade diagnostica, investiga e trata problemas ligados ao aparelho digestivo dos pacientes.



  • O médico pode solicitar exames para complementar a consulta, tais como hemograma, coagulograma, doppler venoso de membros inferiores, doppler arterial de membros inferiores e doppler de carótidas.
  • A Clínica Médica nasceu na Ilha de Kós, na Grécia, com Hipócrates, há 2.500 anos.
  • A dermatologia se destaca pela estética, mas atua também no combate a doenças de pele e cuidados gerais com acne, exposição ao sol e envelhecimento precoce.
  • Desenvolva habilidade e experiência, ou seja, estudo e prática, para tratar as doenças mais comuns, tanto no atendimento ambulatorial como na medicina interna.
  • Capacitar o médico residente em Medicina Interna para a executar o atendimento clínico, nos âmbitos individual e coletivo, com geração de vínculo na relação interpessoal e de identidade enquanto membro do sistema de saúde.


Clínica tem seu significado em grego, onde “kliné” significa “a prática à beira do leito”. Enquanto em latim, o “clinicus” denomina “o médico que visita os pacientes em seu leito”. Nas Unidades de Terapia Intensiva , por sua vez, o clínico é o responsável por fazer o manejo de pacientes já em estados mais críticos. “Dor no peito, asma e diabetes, por exemplo, são condições tranquilamente conduzidas pelo clínico. A gente tem uma relação muito boa com outros especialistas, mas, na maioria das vezes, não precisamos encaminhar. Pacientes com fraturas, dores articulares e patologias tipicamente cirúrgicas, como hérnia umbilical ou apendicite, também não”, pontua.

Especialidades


Trata-se de um profissional da medicina que desenvolveu um amplo conhecimento sobre o funcionamento global do corpo humano, em seu conjunto. Ou seja, o clínico médico é especialista em identificar sintomas, solicitar e analisar o resultado de exames, prescrever medicamentos e fazer encaminhamentos para especialistas. Além disso, ele também pode tratar doenças que não necessitem de tratamento cirúrgico. O primeiro contato com o clínico médico geralmente acontece em nível de pronto-socorro ou no atendimento ambulatorial. No ambiente hospitalar, o clínico médico é o responsável pela visita aos pacientes internados, atuando em conjunto com os demais clínicos e o cirurgião.

Conheça As Mais De 20 Operadoras De Saúde Conveniadas



A postura deve ser sempre de acolhimento e organização do fluxo adequado para o serviço. O problema dessa falta de assistência não é dele, e temos que compreender isso de forma muito tranquila”. “Geralmente, a Clínica Médica atrai pessoas que gostam do desafio do raciocínio e não colocam a remuneração alta como  um fator indispensável para o sucesso profissional”, diz Djon sobre a atuação do clínico no dia a dia.

Residência Médica Em Ginecologia E Obstetrícia – Fatos E Verdades #14



Psiquiatria é uma das especialidades da medicina e basicamente é responsável pelo diagnóstico e tratamento dos chamados Transtornos Mental e de Comportamento, atuando com a prevenção, o diagnós... A ortopedia é a especialidade médica que cuida  da saúde relacionadas aos elementos do aparelho locomotor, como ossos, músculos, ligamentos e articulações. A traumatologia é a especialidade médica que lida com o trauma do aparelho músculo-esquelético. A traumatologia surgiu da ortopedia, sendo considerada por muitos uma subespecialidade desta. Sendo assim, são ramos de atuação similares, porém, o traumatologista tem o seu trabalho com maior foco em traumas e fraturas. Desse modo, o médico clínico está apto a resolver a maioria das enfermidades, além de gerenciar o cuidado do paciente indicando o especialista adequado, caso haja necessidade.